NUNCA INVALIDAREI A MINHA ALIANÇA CONVOSCO


Juízes 2.1-7

1 E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco.

2 E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?
3 Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço.
4 E sucedeu que, falando o anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou.
5 Por isso chamaram àquele lugar, Boquim; e sacrificaram ali ao Senhor.
6 E havendo Josué despedido o povo foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herança, para possuírem a terra.
7 E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel.



Aliança: é o ato ou efeito de aliar-se. É um pacto, um ajuste, um acordo.


DEUS zela com sua palavra para faze-la cumprir, havia uma promessa estabelecida desde os tempos do Egito; “E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.”(Êxodo 2. 23, 25)


Mesmo em meio a tantas adversidades, Deus ainda zela com sua palavra e promessa, não por nosso caráter e fidelidade, o plano de Deus é fazer uma aliança nunca romper; a palavra de Deus é completamente irrevogável, porém, muitos que estavam no Egito e foram levados a travessia do deserto, oscilaram sua fé, você deve imaginar: como puderam oscilar com tamanhos milagres realizados? A natureza humana é justamente esta, duvidar, duvidar e duvidar, quantos precisam sempre testar a existência de Deus pedindo confirmações e mais confirmações para aquilo que saiu como promessa da boca do próprio Deus?


No livro de Juízes, anos e anos já haviam se passado e Deus ainda chamava a promessa a existência, você entende uma aliança entre homens? Então, esta pode até se romper, você pode inclusive se decepcionar diante de tantas coisas, palavras ditas no calor da paixão, talvez tenham lhe prometido muitas coisas e você esteja esperando que quem lhe prometeu cumpra. Aquilo que o homem lhe promete pode revogar, existem leis humanas para dissolver aquilo que foi acordado entre homens. Um divórcio é um papel que revoga a aliança entre homens, revoga aquilo que lhe foi prometido.


Ocorre que de Gênesis a Apocalipse, não há nada que revogue a aliança de Deus, quem não adentrou a terra prometida… não adentrou não porque Deus voltou atrás com sua palavra mas pela dureza do coração daquele povo, Deus simplesmente deixou as escolhas conduzirem os herdeiros da promessa, e veja o que ocorre quando decidimos andar fora da promessa:


“Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão:
Visto que não crestes em mim,
para me santificardes diante dos filhos de Israel,
por isso, não fareis entrar este povo na
terra que lhe dei” (Números 20:12).

Moisés e Arão: não adentraram a terra prometida


Sentimentos errados e soberbos:


“Toma o bordão, ajunta o povo,
tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha,
e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha
e dareis a beber à congregação e aos seus animais.”Nm 20:8-

“ Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha,
e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura,
faremos sair água desta rocha para vós outros?
Moisés levantou a mão e feriu a
rocha duas vezes com o seu bordão,
e saíram muitas águas;
e bebeu a congregação e os seus animais.”Nm 20:10-11


De pensar que por sentimentos tão humanos, como raiva… Moisés e Arão não viram a promessa, me faz pensar que em algum momento, também vemos a “promessa escorrer” por entre estes sentimentos; é inevitável não ser guiado ainda que por pouco tempo por sentimentos humanos, não há razão que segure a raiva, a única coisa que pode realmente nos ajudar em tais momentos, é entender que o próprio filho de Deus, também foi guiado pelas mesmas emoções e conseguiu vence las… nós também podemos reavaliar nossa postura no deserto… e pensar que nosso caráter deve ser imitador de Cristo… você pode pensar: “Impossível ser como Jesus”… não é isso que nos mostra a palavra: Filipenses 2, 5-8


6 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus,
não considerou
que o ser igual a Deus
era algo a que devia apegar-se;
7 mas esvaziou-se a si mesmo,
vindo a ser servo,
tornando-se semelhante
aos homens.
8 E, sendo encontrado
em forma humana,
humilhou-se a si mesmo
e foi obediente até a morte,
e morte de cruz!

Que você tenha o caráter imitador de Cristo, ou assuma a postura soberba de Moisés e Arão e e abdique da sua promessa. A ESCOLHA É TUA… Só você pode revogar a aliança de Deus.



Anne Candace

Comentários

Postagens mais visitadas