QUEM É DEUS?

 Salmos 121.1-8   1. Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2. O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.  3. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. 4. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. 5. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. 6. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. 7. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. 8. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (AA) 


Se você fosse perguntar algo para Deus nesse dia, o que você perguntaria? Tenho certeza que existem muitas dúvidas, que somente Deus pode responder e o Salmo 121 nos trás algumas respostas. 

Salmos 121.1 é como se fosse uma pergunta "Quem é Deus?" 
Quantos de nós na nossa trajetória por algum momento de aflição ou de raiva, qualquer situação que você tenha passado... Nunca falou ou pensou "Quem é Deus?"; Isso não é um absurdo e Deus entende isso, porque num momento de aflição Jó disse isso, ele reconheceu isso.  Jó 42.5  "Antes eu te conhecia só por ouvir falar; mas agora eu te vejo os meus próprios olhos." (NTLH) 

A partir do v.4 já nos dá a resposta de quem é Deus, o guarda de Israel e no v.5 diz o teu guarda. 

Então se você acordo nesse dia perguntando "Quem é Deus?" ou em algum minuto da sua vida você chegou a fazer essa pergunta, eis que a resposta está ai. 

Você tem um guarda protetor, o Senhor deixa tudo no universo, tudo no mundo para ouvir somente a tua voz. Ele guarda a sua vida, sabe como o que? Como um segurança, um vigilante que não pode sair do lugar, que está ali para proteger a quem Ele ama. 

Deus é o teu segurança, teu vigilante, teu protetor, Ele é teu guarda, o guarda de Israel que não protege somente a tua vida, mas sim toda a sua casa. 
Ele protege seus sonhos, os teus projetos, tudo aquilo que você apresentou para Deus, Ele guarda. 

Você está num momento da sua vida que você consegue dar 1 passo para frente e 10 para trás, e vem outra pergunta... 

"Onde está Deus que não está vendo tudo isso que eu estou passando?" Essa pergunta que você faz para Deus, Ele entende que é um momento de desespero, entende que é um momento de mais dor possível que um ser humano pode sentir para chegar no nível dessa segunda pergunta. 

v.5b diz que Ele está a tua sombra, à tua direita. Deus não está distante de você, Salmos 145.18 "O Senhor está perto de todos que o invocam." 

Deus está tão perto de você como uma sombra que está presa ao seu corpo! 
Quando andamos de dia... Nós fazemos sombra, você pode tentar correr para qualquer lugar mas a sombra permanece ali grudada no seu corpo.

Da mesma forma assim é Deus, Ele está mais perto de você do que essa sombra. 
Toda vez que você olhar para a sua sombra nesse dia... lembre-se: Deus está por perto, Deus está comigo, Deus é o meu guarda, Ele está me protegendo tanto a minha esquerda, quanto a minha direita. 

Olha para a tua sombra durante qualquer parte do dia, se você conseguir visualizar a sua sombra todos os dias, em todos os momentos significa que Deus está te dando um sinal que Ele está por perto, que a sua vitória está por perto, de que tudo aquilo que você apresentou para Deus está por perto. 

Você chega mais uma vez em um estado na sua vida que faz uma terceira pergunta para Deus. 

"Quando é que Deus age?" 
v.6 diz de dia e de noite e v.8 desde agora e para sempre. 
Deus age de dia e de noite, enquanto você acorda, enquanto você dorme, enquanto você respira, enquanto você almoça. 
Não é só em alguns momentos da sua vida, a bíblia diz "desde agora e para sempre".

Não há dificilmente para Deus operar, nós que colocamos dificuldades, nós que colocamos obstáculos; Para Deus nada é impossível, não existe barreira de distância ou de tempo. 
Você pode aonde está agora clamar a Deus, Ele te ouve a qualquer momento basta você clamar. Nós entendemos aqui que Ele para tudo, até mesmo o universo quando você se levanta para clamar a Ele, Deus se levanta do trono para ouvir a sua voz.

Cheguei a uma conclusão:
Esse texto que a gente acabou de ler, o salmista demonstra uma preocupação em mostrar quem é Deus. 

Fiquei me perguntando e falei "Senhor porque será que o salmista quis retratar quem Tu és, onde o Senhor está e quando o Senhor age em favor do seu povo?" 

Digo uma coisa para você, que o salmista se preocupou em mostrar quem é Deus porque ele sabia que em algum momento da sua vida iria passar por momento de aflições, momentos de dúvidas e questionamentos; Você iria passar por algo o qual não intenderia, mas ele deixa bem claro... Que Deus cuida de você porque Ele é o guarda de Israel, é o seu guarda, o Senhor está à tua sombra, a tua direita e Ele age de dia e de noite, desde agora até os fins dos tempos. 

Se você tiver essa certeza de que Deus é quem te guarda, que Ele está sempre com você e a qualquer tempo te ajuda, as outras dúvidas perdem total importância e é essa que tem que ser a sua confiança... No Senhor! 

Está olhando para a dificuldade? Está olhando para o monte? E se perguntando da onde vai vim o meu socorro? 
Deus deixa bem claro, v.2 o teu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra.

Senhor não vai permitir que os teus pés vacilem, Ele dá ordem aos anjos não para ficarem dormindo; Ele dá ordem aos anjos para te proteger tanto a tua direita quanto a tua esquerda, nenhuma seta do inimigo chegará a sua tenda, nenhuma obra de macumbaria vai chegar a sua vida, nenhuma obra de feitiçaria vai ser lançada sobre a sua vida!

O diabo sabe o seu ponto fraco porque ele fica te rodeando e passeando a terra, tentando achar um lugar nos seus pensamentos e no seu coração para fazer você acordar e dizer "Mais um dia nada aconteceu, eu estou desistindo de ser fiel, estou anulando não quero mais viver a promessa de Deus para minha vida" e ele se aproveita de todos seus medos, de todas as suas fraquezas para fazer você de fantoche dele. 

Deus não está exigindo nada de você, hoje nesse dia aprendemos que nós temos um guarda, o diabo pode até nós olhar pela nossa falta de fé, pode achar uma brecha e pensar que não temos donos; mas é quando ele se engana. 

Jesus não foi polpado e ele era o filho de Deus, Jesus suou gotas de sangues por medo pedindo ao Pai "se for possível passa de mim essa cálice, mas se não for que seja feito a Tua vontade".

Como é difícil falarmos isso para Deus, queremos que Deus tire essa dor esse sofrimento de imediato, mas se for necessário você passar por tudo isso, por todas as aflições, por todos os medos para te testas, para ver que Deus está no controle de tudo, te capacitando para uma vitória bem maior que esse sofrimento que você está vivendo hoje.

Entenda uma coisa: Talvez na sua cabeça esteja tudo muito confuso, eu acredito que Jesus passou por esse momento no Getsêmani, tudo muito confuso.. "Pai você me enviaste a Terra para salvar o povo, para pregar o Teu nome, a Tua palavra, para ensinar e no momento mais no auge do meu ministério, três anos ministrando sobre essas pessoas, operando grandes milagres e maravilhas eu tenho que morrer? Na pior morte que existe na face da Terra, que é uma morta na cruz?" ele foi morto como um ladrão e não era um ladrão.

Deus não polpou seu filho e não irá polpar a mim e nem a você, independente da situação espiritual e de intimidade que eu e você tenhamos com Deus.
O que nós tivermos que passar, iremos passar; mas vamos passar de cabeça erguida. Não como uns derrotados, vamos passar a diante pois a palavra do Senhor de hoje diz que o Senhor está a nossa direita, Ele é a nossa sombra, nosso guardião, nos protege do mal e está agindo de dia e de noite, não só hoje mas para todo o sempre. 

Talvez no começo dessa semana aconteceu coisas que você olhou e falou "Eu não acredito que estou sendo obrigada a fazer isso sendo que a um ano ou a seis meses atrás eu estava casada/noiva/namorando e agora estou tendo que encaixotar tudo aquilo que vivi todos os meus sonhos"

Entenda uma coisa: Muitas das vezes Deus permite você encaixotar os seus sonhos, permite você encaixotar coisas materiais, encaixotar seus projetos sabe para que? 
Para você tirar o foco de quem você colocava em cima de Deus e entender que quem é o centro da sua vida é Deus.

"Pastora eu nunca coloquei meu amado/minha amada, minha família em primeiro lugar."
Mas não foi eu quem disse e sim o Senhor; você colocaste em algum momento da tua vida; você servia, louvava, orava, jejuava e se consagrava tudo isso à Deus mas a tua visão e a tua atenção não estava voltada para Deus! 

Já disse isso milhares de vezes, isso é nossa obrigação como servos do Senhor.. orar, jejuar, se consagrar, buscar, louvar, adorar, engrandecer; eu e você não fazemos mais do que nossa obrigação. 
Mas não adianta você fazer tudo isso, se não estiver ligado na videira que é Cristo, não adianta você fazer tudo isso se a sua atenção estiver voltado para teu amado/tua amada ou tua família. 

Deus está te moldando vaso, Deus está te capacitando vaso, enquanto você achar que já é vaso; 

Deus não vai operar na sua vida, porque antes de o vaso estar formado, ele era barro; e o barro passar por processos de humilhação, de ser pisado, de estar molhado, de um tempo de secar, precisa dar uma murchada para começar ser trabalhado na mão do oleiro e muitas das vezes ele não pega forma e tem que passar por tudo de novo; muitas das vezes aquele barro não presta mais e então tem que ir no lamaçal nos lugares mais podres que existe para pode pegar um barro novo, para se fazer um outro vaso. 

Entenda uma coisa: Deus está no controle da situação, quer que você pare de questionar. 

"Pastora mas eu não questiono." Pode não questionar verbalmente, mas quem sonda teus pensamentos não sou eu, é Deus! 

Está na hora você fazer algo diferente porque aprendemos que nem Jesus foi polpado, não vai ser nem eu e você que será. O que tivermos que passar, iremos passar; mas vamos passar glorificando o Senhor, bem dizendo o nome do Senhor que Ele está no controle não somente hoje mas para todo o sempre, amém! 

                                                                                     
                                                                                    Pastora Andrea Karla 

Comentários

Postagens mais visitadas